O Gestor de Tráfego é responsável por atrair visitantes para sites e aplicativos, identificando os melhores canais e otimizando campanhas.
A Gestão de Tráfego é a estratégia de Marketing Digital que visa atrair mais visitantes para uma página na internet por meio da veiculação de anúncios. E quem é o profissional indicado para colocar essa estratégia em prática? O Gestor de Tráfego.
Ele será o responsável pela compra de cliques em canais pagos, como Google e Social Ads (Linkedin, Instagram, Facebook etc.)
A Gestão de Tráfego, também conhecida como Gestão de Mídia Paga, é uma posição que pode ser difícil de se preencher nas empresas pela falta de profissionais qualificados. Ao mesmo tempo, é uma função promissora para aqueles que querem entrar numa área, que tem a tendência de crescer nos próximos anos.
Esse é um trabalho cada vez mais importante no Marketing Digital. Por isso, nesse post, vamos entender mais sobre a função, sua importância, seus desafios e até como começar a trilhar este caminho.
Como sócio na agência Salsa Comunicação, fui o responsável por implementar a função e ocupá-la no primeiro ano. Adquiri uma boa experiência fazendo a gestão de tráfego da agência e também gerindo outros profissionais da área, e neste artigo vou compartilhar minha visão sobre a função.
O que faz um Gestor de Tráfego?
O Gestor de Tráfego é responsável por gerar tráfego para um site na internet. Para isso, ele precisa ter um bom conhecimento analítico.
Nesse sentido, é preciso ser um profissional GESTOR DE TRÁFEGO para analisar dados e entender qual o melhor canal, quais as possibilidades de otimização e qual a relação entre as diversas métricas que cada canal apresenta, além de ter afinidade com tecnologia e ferramentas de Marketing Digital.
Além disso, é importante que o Gestor de Tráfego tenha um conhecimento multidisciplinar no Marketing Digital, não apenas em mídia paga. Isso porque, constantemente, a aquisição de tráfego pago ou até de tráfego orgânico será função deste profissional.
Falando em Inbound Marketing, a gestão de tráfego se encontra na. E essa parte é fundamental para toda e qualquer estratégia de Inbound, pois sem visitantes suficientes no topo do funil, toda a estratégia de meio e fundo de funil pode ficar comprometida.
Quais as funções de um Gestor de Tráfego
Já falamos sobre o que faz um Gestor de Tráfego, mas, em linhas gerais, quais as funções específicas deste profissional?
Mas, vamos nos restringir a falar do que é normalmente aceito como demanda no mercado, e as principais são:
- Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas.
- Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga.
- Distribuir a verba entre os canais de midia como google, facebook entre outros.
- Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria.
- Criação de contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais.
- Análise do desempenho das campanhas e seu impacto nas estratégias de Marketing das contas — em geral, isso deve ser feito em parceria com um gerente de contas ou um Analista de Marketing.
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